Representação da sexualidade não normativa no cinema - o caso português
Silvia Azevedo
Universidade da Beira Interior
Durante vários anos a homossexualidade foi vista como um desvio comportamental e não era aceite pela sociedade. Assim sendo, ela não era representada numa das mais populares formas de arte, o cinema. Havia assim uma tentativa de tornar invisível a existência da sexualidade não normativa. Aos poucos , e com o desenvolvimento da mentalidade social, a representação deste tipo de sexualidade apresentou um trajecto na sua representação cinematográfica. Em Portugal, tal trajecto também aconteceu e, com este estudo, tento perceber como a sexualidade não normativa se apresenta no cinema nacional e como essa presença afecta ou não a receptividade por parte do público.
For some years homosexuality was seen as a deviance and was not accepted by society. So it was not represented in one of the most popular art forms, cinema. There was thus an attempt to make invisible the existence of non-normative sexuality. Slowly, and with the development of the social mentality, the representation of this kind of sexuality had a route in its cinematic representation. In Portugal this route also happened and, with this study, I try to understand how non-normative sexuality is presented in the national cinema and how this affects or does not affect the reception by the public.
Invisibilidade, "imagens positivas", representação, sexualidade, homossexualidade, gay, lésbica, bissexual, travesti, transexual, estereotipo, ponto de vista, audiências, heterossexual.
Invisibility, "positive images", representation, sexuality, homosexuality, gay, lesbian, bisexual, transvestite, transsexual, stereotype, point of view, audiences, heterosexual.
Universidade da Beira Interior [s.n.], 2010
Observações