O Novo Cinema Português. Políticas Públicas e Modos de Produção (1949-1980).
Doutoramento
Paulo Manuel Ferreira Cunha
Universidade de Coimbra
António Pedro Pita
É objectivo da presente tese trabalhar organizadamente com uma série de dados relacionados com a prática e o estudo do cinema para tentar compreender, na sua complexidade, aquilo que entendo como o Novo cinema português, um momento de renovação na história do cinema português que entendi balizar entre 1949 e 1980: um período delimitado entre o abandono de António Ferro da direcção do Secretariado Nacional de Informação, Turismo e Cultura Popular (1949) e a remodelação da Cinemateca Portuguesa no contexto da reorganização institucional do pós-25 de Abril (1980), então dotada de autonomia administrativa e financeira e equiparada a Direcção-Geral, no seio da Secretaria de Estado da Cultura.
The goal of this thesis is to work, on an organised manner, with a series of data related to the practice and study of cinema, in order to understand what I define as New Portuguese Cinema, in all its complexity. It is a renovation moment in the history of the Portuguese cinema, which I decided to limit between 1949 and 1980: a period ranging from the abandonment of the Secretariado Nacional de Informação, Turismo e Cultura Popular (1949) by António Ferro to the remodelling of the Cinemateca Portuguesa, which had administrative and financial independency and was considered to be a Directorate-General within the Secretariat of State for Culture, due to the institutional reorganization that took place after 25th April 1974 (1980).
Novo cinema português
Políticas públicas
Modos de produção
Cinema de arte
New Portuguese cinema
Public policies
Procution mode
Art cinema
Cunha, Paulo (2015). O Novo Cinema Português. Políticas Públicas e Modos de Produção (1949-1980). Coimbra: Tese de doutoramento apresentada à Universidade de Coimbra.
Tese de doutoramento em Estudos Contemporâneos. Apoio financeiro no âmbito do QREN - POPH - Tipologia 4.1 - Formação Avançada, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES (Bolsa de Investigação SFRH / BD / 37436 / 2007).