Mestrado
Thiago Piccinini
Universidade da Beira Interior
Ana Catarina dos Santos Pereira
Este trabalho possui como objetivo entender de que forma Nuno Baptista, João Miller Guerra e Filipa Reis representam em Li Ké Terra (2010), filme do qual são realizadores e realizadora, a identidade dos “novos luso-africanos”, nome dado aos descendentes, nascidos em Portugal, de imigrantes da África. Com essa finalidade, buscou-se relacionar dois diferentes campos de conhecimento, o Cinema e os Estudos Culturais. Sendo o documentário o principal elemento desta dissertação, propôs-se uma análise fílmica dividida em dois vieses, um primeiro ligado à sua estética e um outro abordando a sua temática. Percebeu-se, desse modo, que a representação elaborada pelos documentaristas encontra correspondência nas investigações realizadas em âmbito acadêmico por pesquisadores dos Estudos Culturais.
This master's thesis aims to understand how Nuno Baptista, João Miller Guerra and Filipa Reis represent in Li Ké Terra (2010), a film directed by them, the identity of the "new luso-african", name given to the descendants, that were born in Portugal, of african immigrants. For this porpose, we sought to relate two different fields of knowledge, the Cinema and the Cultural Studies. Since the documentary is the main element of this thesis, we proposed a film analysis divided in two biases, one connected to its aesthetics and another one considering its theme. We noticed, therefore, that the representation built by the filmmakers finds correspondence in investigations carried out by researchers in the academic field of Cultural Studies.
Documentário
Representação
Imigração
Identidade
Documentary
Representation
Imigration
Identity
Piccinini, T.B. (2015). Entre o documento e a identidade: A representação dos novos luso-africanos em Li Ké Terra. Dissertação de Mestrado. Covilhã: Universidade da Beira Interior.
Observações
Mestrado em Cinema, Universidade da Beira Interior.