A experiência da audiência das telenovelas em Portugal: um modelo a partir da teoria fundamentada em dados
Doutoramento
Raquel Marques Carriço Ferreira
Universidade Nova de Lisboa
Francisco Rui Cádima
Co-Orientador 1
António Ruótolo
Assistir às telenovelas brasileiras/portuguesas em Portugal é o tema investigado neste trabalho. A abordagem da “teoria fundamentada em dados” foi empregada na investigação para prover um “modelo da audiência das telenovelas” firmemente enraizado na perspectiva de quarenta e nove receptores entrevistados. O modelo resultante revela três grupos de motivos para a audiência: a) Gerenciamento do humor, b) hábito e c) Aprendizagem/Integração social. Cada grupo de motivos no modelo se associa a particular estratégia e intensidade de exposição às telenovelas, como também se associa as escolhas preponderantes das telenovelas por sua origem, se nacional e/ou estrangeira. Em destaque para a seleção das telenovelas portuguesas é identificado o uso dos seus conteúdos para integração social e aprendizagem/aconselhamento, este último permitindo ao receptor verificar a validade de sentimentos e comportamentos, aconselhamento para tomada de decisões, reforço/ajuste de atitudes, estilos e condutas para incremento da credibilidade e posição pessoal. Em destaque para a seleção das telenovelas brasileiras é identificado os motivos de Gerenciamento de Humor, muito embora de forma não excludente às outras categorias de motivos mencionadas. Com o estabelecimento das relações entre os conceitos surgidos na pesquisa indutiva, o estudo representa as experiências dos receptores das telenovelas em Portugal.
This research is about the spectatorship of Brazilian and Portuguese soap operas in Portugal. The Grounded Theory approach was employed to derive a “Soap Operas Spectatorship Model” firmly rooted in the perspectives of 49 soap operas viewers. The resulting model reveals three groups of motives for viewing soap operas: a) mood management, b) habit, and c) social integration/ learning. Within the model, each motivation group is associated with a particular strategy and level of exposure to soap operas, as well as predominant choices about the soap opera’s national or foreign origin. With regard to Portuguese soap operas, particular attention is paid to the receptor´s social integration and learning, the latter allowing him/her to use the contents in his/her personal context: The receptor is being counseled in the taking of decisions, given the opportunity to evaluate feelings and behaviors, and to confirm or adjust attitudes, styles and behaviors. With regard to Brazilian soap operas, the motive of mood management is highlighted, though not excluding the other above mentioned groups of motives. Establishing the relationships between the concepts identified in the research, the study presents the viewers´ experiences with soap operas in Portugal.
Audiência e recepção
telenovela
padrões de exposição e consumo
teoria fundamentada em dados