BASE DE DADOS

Título da Investigação
Star Wars: fuga para o mito
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Marco António Couto Sousa
Instituição
Universidade de Aveiro
Orientador
Barker, Anthony
Ano
2012
Resumo
Esta tese propõe-se a procurar explicações para a popularidade da saga de filmes levando em linha de conta o contexto cultural e histórico no qual A Guerra das Estrelas encontrou a sua génese. Desde os primeiros anos de vida do mentor da saga, George Lucas, fontes de inspiração para a série de filmes são exploradas, e ligações são estabelecidas com outros objectos culturais previamente existentes ou posteriores à saga. Premissa central a esta tese é a de que A Guerra das Estrelas veicula, por parte do seu autor uma leitura alternativa à história recente dos Estados Unidos, particularmente à participação norte-americana na guerra do Vietnam. O caminho proposto foi o do Mito como fator regenerador. Seguindo a uma abordagem teórica relativa ao contributo de diferentes disciplinas para o estudo do Mito tais como antropologia, história, psicologia, religião, semiologia ou sociologia; é abordada a forma como são endereçadas política e ideologia na saga de filmes. Uma análise relativa ao género cinematográfico, tendo em consideração a fluidez do conceito, ajuda a identificar a saga de filmes como transcendendo género, englobando elementos relativos à ficção-científica, ao Western ou mesmo à telenovela. O derradeiro capítulo discrimina personagens arquetípicas (heróis, vilões e mentores) que fortalecem o argumento de que a saga de filmes alcançou o estatuto de mito na sociedade contemporânea.
Abstract
This thesis aims to search for explanations for the popularity of the saga of films taking into consideration the cultural and historical background in which Star Wars had its genesis. From the early years in the life of its creator, George Lucas, sources of inspiration for the space opera are explored, and connections to other previously exiting or posterior cultural objects are made. Central to this thesis is also the idea that Star Wars elicits on behalf of its creator an alternative reading of recent American history, particularly of the Vietnam War. The route proposed was that of Myth as a significant healing factor. Following a theoretical approach to the contribution of different subjects to the study of Myth such as anthropology, history, psychology, religion, semiology or sociology; the way ideology and politics are addressed in the Star Wars saga are the focus of attention and study. An analysis of film genre, bearing in mind the fluidity of the concept, helps to identify this saga of films as transcending genre, encompassing elements from science-fiction, to the Western or even soap opera. The final chapter discriminates archetypal characters (heroes, villains, mentors) who are consistent with the argument that the saga of films has itself achieved the status of influential myth in contemporary society.
Palavras-chave 1
Cinema
Palavras-chave 2
Análise Cinematográfica
Palavras-chave 3
Star Wars
Keywords 1
Cinema
Keywords 2
Film analysis
Keywords 3
Star Wars
Publicação
Repositório Digital
Observações
Mestrado em Estudos Ingleses