Interações, experiência estética e construção de significado como experiência multissituada : um estudo etnográfico do contexto de prática de videojogos
Doutoramento
Casimiro Pinto
Universidade Aberta
Ribeiro, José da Silva
Este estudo centra-se na observação de grupos de jovens em idade escolar e pretende contribuir para a compreensão do significado social e cultural que a prática e a produção dos videojogos acarreta. Através do jogo, os jovens olham o mundo, olham os outros e a si próprios. E a multiplicidade de experiências de jogo marca o espaço social da sua prática. Procurar compreender a sua complexidade da utilização de videojogos supõe a consideração de três aspectos que lhe marcam a instabilidade: - Enquanto dispositivo técnico de dominação económica e de submissão cultural, de ícone da globalização. - Enquanto espaço de experimentação social, de resistência à normalização cultural e de expressão da afirmação da diversidade, da identidade cultural dos indivíduos e das comunidades locais. - Enquanto herdeiro da tradição da cultura lúdica, ligada ao ócio e ao lazer. Esta tese percorre todas essas dimensões do espaço social do jogo, procurado compreender a complexidade da sua utilização a partir da observação e interpretação do significado, do papel e da função que os jogadores lhe atribuíam.
This study draws on observation of young groups and aim to contribute to the understanding of cultural and social significance of the video games pratice and production. Through their experience from video games, they look the world, at each other and themselves. And the variety of gameplay experiences characterizes the social space of their pratice. The need to understand the complexity of video game practices involves the consideration of three aspects that mark its instability: - As a technical device of economic domination and cultural submission, as cultural icon of globalization. - As a social experimentation space, as resistance instance to the cultural normalization and as cultural expression and affirmation of diversity, of the cultural identity of individuals and local communities. - As heir of game culture, linked to leisure and recreation. This PhD thesis covers all these dimensions of game social space, trying to understand the complexity of its use from the observation and interpretation of the meaning, the role and the function that the players attribute to the video game pratice.
Antropologia visual
Videojogos
Perceção visual
Etnografia
Ciberespaço
Visual Anthropology
Video Games
Visual perception
Ethnography
Cyberspace
Pinto, Casimiro - Interações, experiência estética e construção de significado como experiência multissituada [Em linha] : um estudo etnográfico do contexto de prática de videojogos. Lisboa : [s.n.], 2011. 238 p.
Tese de Doutoramento em Antropologia na especialidade de Antropologia Visual apresentada à Universidade Aberta