Mestrado
Carlos Manuel da Silva Gonçalves
Co-Orientador 1
Helena Maria Coelho Azevedo dos Santos
Esta dissertação centra-se na ação desenvolvida pelos agentes culturais de exibição não comercial de cinema em Portugal. É uma fração minoritária da exibição de cinema, que resulta numa pulverização muito irregular e localizada da oferta, com um caráter invisível e muitas vezes não institucionalizado, porém socioculturalmente essencial para compreender a relação com o cinema e as modalidades do seu acesso. Reflexo da invisibilidade e informalidade predominantes é a ausência de informação estatística sobre estes agentes culturais, na sua extensão e sobretudo importância e papel no circuito global de exibição. Neste contexto, o objetivo central deste estudo incidiu na construção de um dispositivo metodológico que permitisse produzir um conhecimento sistemático, rigoroso e abrangente sobre este “setor”, o qual passou necessariamente pela identificação da sua composição para se poder conhecer as suas características, condições e lógicas de atuação. A natureza do objeto de análise, que se revelou – através de um dispositivo metodológico complexo, concebido para a produção de dados empíricos – extenso, disperso e muito diversificado, aliada a princípios de abrangência e comparabilidade, justificou a utilização do inquérito por questionário como instrumento mais adequado para a apreensão deste objeto. Procurou-se desenvolver uma reflexão permanente sobre os procedimentos técnicooperatórios acionados na construção do questionário que permitisse garantir a comparabilidade da informação entre universos tão desiguais e com níveis razoáveis de profundidade na informação solicitada, que exigiram testes sucessivos de afinação e validação da maleabilidade do instrumento, numa permanente interação (crítica) entre o problema a estudar, a construção do objeto e os objetivos do estudo.
This thesis focuses on the activity of the cultural agents of Portuguese non-commercial cinema exhibition. As a minor fraction of cinema exhibition, its supply is very irregular and localized, resulting in an invisible and infrequently institutionalized universe that is notwithstanding socio-culturally essential to grasp the relationship with cinema and its many means of access. A result of this invisibility and informality is the absence of statistical information on these agents regarding their scope and mainly their importance and role in the overall exhibition circuit. In this context, our main goal was to build a methodological framework that would lead to a systematic, rigorous and all-encompassing knowledge of this “sector”, a process that necessarily meant identifying its composition in order to comprehend its characteristics, conditions, and strategies. The nature of our object, which – through the use of this complex methodological framework designed to produce empirical evidence – turned out to be vast, diffuse, and much diversified, under guiding principles of inclusiveness and comparability, meant that a questionnaire survey would be the most suitable instrument for understanding it. We strove for a continued reflection on the technical-operational procedures involved in the questionnaire which would guarantee that the information concerning a very diverse universe was comparable and reasonably extensive, thus demanding several refining and validation tests on our tool’s malleability, in a constant (critical) interaction between problem, object, and goals.
Exibição não-comercial de cinema
Inquérito por questionário
Non-commercial cinema screening
Methodology
Questionnaire survey
BARBOSA, Ana Luísa Miranda (2015). Mapeamento e caracterização dos agentes culturais de exibição não comercial de cinema em Portugal: construção de um dispositivo metodológico. Dissertação de mestrado. Porto: Universidade do Porto.
Observações
Dissertação do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.