Cineteatros Angolanos. Tipologias 1932-75
Manuel Graça Dias
Co-Orientador 1
Luís Urbano
Esta dissertação é um estudo sobre a evolução tipológica dos cinemas construídos em Angola entre 1932 e 1975. Após um breve enquadramento do modelo legado dos cineteatros Portugueses, procede-se a análise do carácter e das transformações da arquitetura dos cine-mas angolanos, atendendo às suas datas de construção e localização no território angolano. Sendo que a autoria da sua arquitetura e data de construção são ainda incertas em grande parte dos cinemas, é através de um olhar mais atento à morfologia dos casos de estudo no seu conjunto que se torna possível separá-los por grupos tipológicos e traçar uma leitura evolutiva. A parte final deste trabalho debruça-se sobre sobre um cinema específico, da autoria do Arq. José Parro Botelho Pereira, o Cine-Estúdio Namibe, sendo apresentados os desenhos do arquiteto como base para o estudo e análise do edifício. Tendo como base o levantamento fotográfico “Angola Cinemas”, da autoria de Miguel Hurst e Walter Fernandes, este trabalho parte também de uma viagem de registo desses equipamentos, transposta para um filme de 3:40 min que serve como uma síntese visual da evolução cronológica dos cinemas. Além de tentar difundir um património em abandono, este trabalho pretende estabelecer uma aproximação a uma breve História dos Cinemas Angolanos, demonstrando como os princípios de programa e carácter dos edifícios foram legados através dos tempos.
This dissertation is a study on the typological evolution of movie theaters built in Angola between 1932 and 1975. After a brief framing of the Portuguese cineteatros legacy, the character and transformations of the architecture of the cinemas are analyzed, taking into account their dates construction and location in the angolan territory. Since the authorship of their architecture and construction date are still uncertain in most cinemas, it is through a closer look at the morphology of the case studies as a whole that it becomes possible to separate them by typological groups and draw a reading evolutionary. The final part of this work focuses on a specific cinema, drawn by the architect José Parro Botelho Pereira, the Cine-Studio Namibe, and presenting the drawings of the architect as a basis for the study and analysis of the building. Based on the photographic survey enti-tled “Angola Cinemas”, by Miguel Hurst and Walter Fernandes, this work as also started with a journey to record these buildings on video. The shots were transposed to a 3:40 min film that serves as a visual synthesis of the chronological evolution of Angolan movie theaters. In addition to trying to disseminate a heritage in abandonment, this work intends to establish an approximation to a brief History of Angolan Cinemas, demonstrating how the principles of program and character of buildings have been bequeathed through the ages.
Cinemas angolanos
Arquitetura colonial
José Botelho Pereira, arquiteto
Cine-estúdio Namibe
Angolan Cinemas
Colonial Architecture
José Botelho Pereira, architect
Cine-estúdio Namibe
Quintã, Afonso (2017). Cineteatros Angolanos. Tipologias 1932-75. Dissertação de Mestrado. Porto: Universidade do Porto.
Prova final de dissertação do Mestrado Integrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.