Joana Isabel Fernandes Duarte
Universidade do Porto
Hugo Daniel da Silva Barreira
Desenvolvido a partir de uma investigação no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual e de um estágio na Biblioteca Pública Municipal do Porto, o presente trabalho consiste num estudo das revistas de cinema portuguesas, em particular as publicadas ao longo das décadas de 30 a 60 do século XX. Concedeu-se atenção ao seu conteúdo textual e aos respetivos aspetos visuais. Assim, a partir do levantamento e conhecimento do objeto de estudo, vieram a ser definidas as evoluções técnicas, as diretrizes teóricas e estéticas, e os agentes – redatores, cineastas, artistas – destas publicações nos anos assinalados. Foi concedido especial enfoque à década de 50 e 60, no propósito de demonstrar a emergência de “novas revistas” associadas à necessidade de um cinema novo que se começa a sentir neste período. A par da fundamentação teórica e da reflexão que o tema propicia, optou-se por tirar partido das tarefas do estágio realizado para criar um instrumento de consulta hemerográfico.
The present investigation was developed during the MA in Art History, Heritage and Visual Culture and the internship at the Municipal Public Library of Porto. This work consists in the study of Portuguese film magazines and pays attention to its textual contents and its visual aspects, particularly those published between the 1930s and the 1960s. Upon understanding the object of study, it was therefore possible to define the technical evolutions, the theoretical and aesthetical guidelines, as well as the participants – writers, directors, artists – of these periodicals within the referred years. Special emphasis was given to the 1950s and the 1960s in order to demonstrate the emergence of “new magazines” associated with the need of a “new cinema” and a “New Wave” that was beginning to appear in this period. Alongside the theoretical substantiation and the reflection that the theme allows, an hemerographic reference tool was created based on the experience and data acquired during the internship.
revistas de cinema
imprensa cinematográfica portuguesa
ilustração e grafismo em Portugal
novo cinema português
film magazines
Portuguese cinematographic press
illustration and graphic design in Portugal
Portuguese New Wave
DUARTE, Joana Isabel Fernandes (2018). «Se não se podem ver filmes, leiam-se as revistas». Uma abordagem da imprensa cinematográfica em Portugal (1930-1960). Dissertação de Mestrado. Porto: Universidade do Porto.
Repositório Digital
Relatório de Estágio do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.