Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal
Milena Moreira de Araújo
Universidade de Lisboa
Maria Margarida Duarte
O número de festivais de cinema tem crescido um pouco por todo o mundo, chegando mesmo às pequenas cidades. Portugal conta, actualmente, com 20 festivais de cinema espalhados de norte a sul do país, mas concentrados particularmente em Lisboa. O objectivo principal desta investigação foi averiguar a motivação dos espectadores de festivais de cinema, inferindo sobre as razões que os levam a frequentar estes eventos. Foi feito um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas em profundidade junto de uma amostra não probabilística de frequentadores regulares de festivais de cinema. Os resultados indicam que os principais motivos de ida a estes festivais prendem-se com a vontade de ver estreias de filmes e ter contacto com longas-metragens totalmente diferentes, uma oferta artística que só os festivais conseguem oferecer. Verificou-se que as interacções sociais despoletadas pela ida ao festival de cinema também constituem um motivo relevante.
The number of film festivals has been increasing worldwide, even in smallest towns. In Portugal, there are currently 20 film festivals taking place from the north to the south of the country but they are far more concentrated in Lisbon. The main goal of this investigation was to study the motivation among the audience of film festivals, getting to know the reason why they go to this type of events on a regular basis. A qualitative research has been conducted, using in-depth interviews to a non-probabilistic sample of common attendees of film festivals. Results shown that the main cause for going to a film festival is to watch movies premières and to get in touch with a sort of film that only these festivals can offer. The data collected also reflected that social interactions play an important role as motives to visit these cinematic events.
Festivais de Cinema
Audiência
Investigação Motivacional
Comportamento do Consumidor
Film Festivals
Audience
Motivation Research
Consumer Behavior
ARAÚJO, Milena Moreira de (2013). Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Observações
Mestrado em Marketing do Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa.