Diogo Martins Marques
Universidade Nova de Lisboa
Margarida Medeiros
O presente relatório pretende ilustrar os resultados do estágio desenvolvido no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e ainda refletir sobre qual o seu papel na nossa memória. Apresenta-se uma reflexão crítica e teórica sobre o conceito de arquivo, sobre qual o seu poder e a sua relação com o cinema, nomeadamente com as práticas arquivísticas do cinema contemporâneo e com a criação das cinematecas. O relatório articula-se em três partes. Uma primeira, sobre as questões inerentes ao conceito de arquivo – memória, identidade, história, poder – e sobre qual a sua relação com a sétima arte. Seguidamente, uma parte mais descritiva, onde se encontra a caracterização da instituição. E por fim, fruto da observação durante o estágio, expõem-se as lacunas internas e externas que afectam a instituição, apresentando-se também possíveis soluções, que podem permitir alterações positivas no desempenho do ANIM e da Cinemateca enquanto zeladora do património cinematográfico português, tornando esta reflexão um convite para reconsiderar a importância e poder deste arquivo particular, para nós, enquanto indivíduos e sociedade.
Património
Memory
History
Heritage
Marques, Diogo Martins (2016), Conservar, catalogar, mostrar : um olhar sobre o Arquivo da Cinemateca Portuguesa – Centro de Conservação (ANIM). Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação, especialidade Cinema e Televisão, FCSH-UNL.
Repositório Digital