Ana Sofia dos Santos Espinha Paiva
Universidade Católica Portuguesa
Carlos Sena Caires
A estrutura Narrativa é uma parte extremamente importante de uma obra, seja ela literária, teatral ou cinematográfica. Esta consiste numa sequência de factos, ou por outras palavras, um enredo. No cinema contemporâneo, podemos apresentar a história nesta estrutura linear clássica, ou inovar, misturando as diferentes partes de forma a criar uma nova estrutura e, consequentemente, uma nova experiência de leitura fílmica para os espectadores. Nesta dissertação estudou-se as diversas tipologias Narrativas do cinema contemporâneo (a partir dos anos 80), procurando determinar se estas estão presentes ou não no cinema português moderno. Isto foi conseguido através da análise da Narrativa literária e sua adaptação; das tipologias Narrativas predominantes da atualidade; e identificação da sua presença em filmes de origem nacional. Este estudo culminou numa identificação das estruturas Narrativas predominantes no cinema português, com as quais iremos perceber se existe uma influência das tendências globais na criação de Narrativas fílmicas em Portugal.
Narrativa
Narrativa cinematográfica
Cinema português
Tipologias narrativas
Paiva, Ana Sofia dos Santos Espinha (2015), As novas estruturas narrativas cinematográficas no cinema português : realidade ou utopia?. Dissertação de Mestrado em Som e Imagem, Universidade Católica Portuguesa.