O Feminino no Cinema: as comédias românticas teens dos anos 90
Karoline Leandro Santos
Universidade da Beira Interior
Ana Catarina Pereira
A construção da imagem feminina no cinema tem sido questionada desde os anos 70 pelas teorias e críticas feministas. O modo como a mulher é representada nas telas, desde seu papel como personagem, sua aparência como objeto de desejo masculino até seus comportamentos e atitudes, se baseia em valores machistas e patriarcais que permeiam a sociedade ocidental. As comédias românticas, produzidas especialmente para atrair o público feminino, disseminam suas mensagens sobre true love e happy ending. Devido ao grande alcance do cinema hollywoodiano, essas mensagens são transmitidas por todo o mundo, fomentando o imaginário social das pessoas e reafirmando a desigualdade de gênero através de retratos irrealistas e estereotipados sobre as mulheres e sua função como indivíduo social. Assim, esta pesquisa busca identificar quais são essas mensagens reproduzidas pelos filmes de comédia romântica teen dos anos 90 e debater de que modo eles podem influenciar na vida real das espectadoras.
The construction of the feminine image in cinema has been questioned since the 70’s by feminist theories and criticism. The way women are presented on screens, from their role as characters, their appearance as objects of male desire to their behaviors and attitudes, is based on patriarchal values that permeate western society. Romantic comedies, produced especially to attract female audiences, spread their messages about true love and happy ending. Due to the wide reach of Hollywood cinema, these messages are transmitted all over the world, fostering people's social imagery and reaffirming gender inequality through unrealistic and stereotyped portraits about women and their role as a social individual. Thus, this research seeks to identify what are the messages reproduced by the teen romantic comedy films of the 90’s and to discuss how they can influence the real life of the viewers.
Comédias Românticas
Hollywood
Feminino
Poder Simbólico
Romantic Comedies
Hollywood
Feminine
Simbolic Power
Santos, Karoline Leandro (2021), O Feminino no Cinema: as comédias românticas teens dos anos 90. Dissertação de Mestrado em Cinema, Universidade da Beira Interior.