Marta Maria Araújo Miranda
Helena Maria de Azevedo Coelho dos Santos
Co-Orientador 1
Luís Delfim Pereira Moreira dos Santos
Ao longo do tempo, vários autores reconheceram a necessidade de aplicação de políticas públicas no setor cultural, sendo que as políticas para o cinema e audiovisual representam um dos principais focos das políticas culturais Europeias. O sector ainda carece de investigação, tanto no nosso país como na União Europeia. Os incentivos à produção cinematográfica continuam a ser o principal alvo das políticas públicas, devendo ser articulados com a distribuição e exibição. A nossa pesquisa concentra-se na exibição não comercial de cinema em Portugal, estando integrada num projeto de investigação sobre este mesmo tópico (A exibição não comercial de cinema em Portugal, 2020). O principal objetivo desta dissertação, será contribuir para o conhecimento sobre a exibição não comercial de cinema através da análise de dados oficiais facultados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) entre 2007 e 2017. A análise estatística irá apresentar as principais características da exibição não comercial, bem como alguns determinantes da procura (através de um modelo econométrico). Os dados estatísticos serão contextualizados através de um quadro geral de programas de apoio do ICA para o sector não comercial de cinema e alguns modelos Europeus de políticas públicas para o cinema. Esta pesquisa irá contribuir para o conhecimento sobre economia da cultura e do cinema, e especialmente sobre políticas públicas culturais portuguesas.
The need for state aid in the cultural sector has been acknowledge by several authors over time, with cinema and audiovisual policies representing one of the main focus of European cultural policies. This sector still lacks investigation, both in our country and in the European Union. Film production incentives remain the main target of public policies and they must be articulated with distribution and exhibition. Our research focuses on non-commercial film exhibition in Portugal, as part of a research project on the topic (A exibição não comercial de cinema em Portugal, 2020). The main objective of this dissertation is to contribute to the knowledge regarding non-commercial film exhibition through the analysis of official data from the Portuguese Institute of Cinema and Audiovisual (ICA) between 2007 and 2017. The statistical analysis will present the main characteristics of non-commercial exhibition, as well as some determinants of demand (through an econometric model). Statistical data is contextualized by a general picture of ICA support programmes for non-commercial film exhibition and some major European national models of public policies for cinema. This research aims at contributing to the knowledge on cultural economics of cinema and especially regarding Portuguese cultural policies.
economia da cultura
redes alternativas de exibição cinematográfica
exibição e distribuição de cinema
públicos culturais
políticas culturais (cinema e audiovisual)
cultural economics
non-commercial film exhibition networks
film distribution and exhibition
cultural audiences
cultural policies (film and audiovisual)
Miranda, Marta Maria Araújo (2020). Public Policies for Cinema in Portugal: the Non-commercial Film Exhibition Sector. Dissertação de Mestrado em Economia. Universidade do Porto.
Mestrado em Economia, Faculdade de Economia da Universidade do Porto.