Mónica Sofia Pereira Lemos Gonçalves Coelho
Universidade Nova de Lisboa
Margarida Medeiros
O circuito não comercial de cinema português representa, incontestavelmente, um instrumento importante de correspondência no seio nas comunidades em que actua. No entanto, este sofre de um desinteresse na análise da relevância da programação dada a ver pelos seus agentes. Não são tratados dados que nos permitam tomar um conhecimento generalizado daquilo que é visto, o que representa um impedimento a uma análise mais detalhada e bem fundamentada dessa importância primordial das entidades nas áreas geográficas em que estão inseridas. Com base nesse problema, o objectivo deste relatório de estágio consiste no tratamento de alguma da informação recolhida no apoio a uma investigação sobre a exibição não comercial de cinema em Portugal, levada a cabo pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. A partir daí, é feita uma análise teórica dessas práticas de programação cultural, acrescentando assim uma nova perspectiva à investigação em curso.
agentes culturais
cineclubes
exibição não comercial de cinema
financiamento
programação cultural
Coelho, Mónica Sofia Pereira Lemos Gonçalves (2017). A exibição não comercial de cinema em Portugal: caracterização e análise da programação de alguns agentes culturais. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.