Dom Roberto: Da ficção narrativa (quase) inédita ao fenómeno cinematográfico
Lénia Regina Brito Narciso de Oliveira
Universidade Nova de Lisboa
Fernando Cabral Martins
Dom Roberto é um filme português de 1962, tendo sido realizado por Ernesto de Sousa, sob o argumento de Leão Penedo, um escritor que é hoje e para muitos de nós, um perfeito desconhecido. Apesar de estarmos perante um filme, o principal objectivo deste trabalho de projecto consiste na análise da sua produção textual, pois como teremos oportunidade de constatar, o argumento deste filme resultou do conjunto de quatro textos diferentes. Assim, a nossa proposta passa pela reconstituição do seu percurso genético, adoptando os princípios da adaptação, sendo estes: adição, subtracção, expansão, condensação, transformação e deslocação. Para além disso, também pretendemos contextualizar a nível social, político e cultural o filme em questão. Neste seguimento, iremos ver qual foi a importância e a influência que os Cine-Clubes tiveram na feitura de Dom Roberto, pois para além destes terem sido um espaço de desenvolvimento e afirmação social, constituíam, por esses mesmos motivos, uma certa resistência à ditadura instalada em Portugal. Por fim, e consequentemente, veremos de que forma é que a produção textual de Dom Roberto se relaciona com esse contexto de produção.
Dom Roberto is a 1962 portuguese film produced by Ernesto de Sousa, a young director at the time, under the script of an almost perfect unknown writter, named Leão Penedo. However, and bearing in mind we are analysing a movie, the main purpose of this project work lies in a closer look throughout its own textual production. As we shall see, underneath the definitive script there are four previous different texts, which will allow us to do a genetic textual edition. So, the subjects related to textual criticism, will interplay along with the cinematographic field, through the prime adaptation principles, such as addition, withdrawal, expansion, condensation, transformation and displacement. Along with this short genetic textual collation, we also aim an approach to the social, political and cultural context in which Dom Roberto was brought up to light. By the time, Cinema Societies were very common, becoming an excelent oportunity to keep in touch with other cultures. These associations were also an unique chance to withstand upon the dictatorship lived in Portugal. As a consequence, and as we shall see, Dom Roberto is an underground product of this social sphere.
edição crítico-genética
princípios de adaptação
contexto de produção
genetic textual edition
adaptation principles
social context
Oliveira, Lénia (2008). Dom Roberto: Da ficção narrativa (quase) inédita ao fenómeno cinematográfico. Dissertação de Mestrado em Edição de Texto. Universidade Nova de Lisboa.
Repositório Digital