BASE DE DADOS

Título da Investigação
O consumo dos filmes e os filmes de consumo
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Maria Isabel Afonso de Amaral e Sousa
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Ano
1995
Resumo
A dissertação pretende reflectir sobre o consumo e o cinema, através do levantamento de questão relativas ao papel passivo ou activo do cinema no próprio processo de consumo, isto é, o cinema enquanto objecto de consumo (universo de filmes não publicitários) e o cinema enquanto gerador de consumos (filme publicitário). Serão abordadas as potencialidades que um e outro têm para orientar comportamentos e atitudes: a limitação que os objectivos financeiros exercem em ambos, o seu enquadramento na área da arte e do espectáculo assim como a capacidade de gerarem o prazer e a fruição.
Abstract
The dissertation intends to reflect about consumption and cinema, through the lifting question relative to the passive or active role of cinema in the consumption process, i.e. the cinema as an object of consumption (non advertising movies) and the cinema as consumption generator (advertising movies). There will be boarded the potentialities that one and other have to orientate behaviors and attitudes: the limitation that the financial objectives in office in both, it framing in art and show business as well as the capacity of producing pleasure and the enjoyment.
Palavras-chave 1
Publicidade
Palavras-chave 2
Cinema
Palavras-chave 3
Consumo
Keywords 1
Publicity
Keywords 2
Advertising
Keywords 3
Cinema
Keywords 4
Consumption
Publicação
Lisboa: [s.n], 1995