Esta tese parte da análise dos filmes The Birds, de Alfred Hitchcock, e Journal d’un
curé de campagne, de Robert Bresson, e dos depoimentos destes dois realizadores, para fazer uma descrição geral do cinema e da importância do espectador na construção do significado de um filme. Nela são tratadas questões linguísticas, literárias e epistemológicas, sobre usos de palavras em filmes, sobre interpretação, e sobre a percepção, o conhecimento e a construção de sentido.
Abstract
In this dissertation, the analysis of Alfred Hitchcock’s The Birds and Robert Bresson’s Diary of A Country Priest and statements of both directors is the starting point for a general description of cinema and the importance of the viewer as far as the meaning of a film is concerned. The dissertation addresses linguistic, literary and epistemological issues, regarding matters such as the uses of words in film, interpretation, perception, knowledge andmeaning.
Palavras-chave 1
Bresson, Hitchcock, Significado, Espectador
Keywords 1
Bresson, Hitchcock, Meaning, Viewer
Publicação
Lisboa: [s.n.], 2008
Observações
Dissertação orientada pelo Professor Doutor Miguel Tamen