A tese deriva do debate sobre as consequências da tecnologia digital no cinema em três aspectos: composição visual, espaço de exibição e narrativa. Em qualquer um deles, o espaço tornou-se uma figura dominante pela sua densidade: imagens densas sobrecarregadas de efeitos, visíveis ou não, e narrativas densas povoadas de acções e acontecimentos, que prosseguem o caminho iniciado há mais de um século pelas artes plásticas, de ruptura com o motivo monocular e a clareza dramática dos acontecimentos representados, e a expansão sinestésica da exibição do cinema para espaços cada vez mais estruturantes da experiência cinematográfica, que altera a estrutura clássica do espaço e do próprio objecto, criando um hiper-espaço. Nesta tese são discutidas: a composição das imagens na pintura flamenga e italiana realçando a densidade espacial em profundidade de campo, os efeitos especiais a partir do ponto de vista da teoria da cultura, a evolução histórica das formas fílmicas ligadas ao espaço e ao tempo, a "expansão do cinema" (a instalação e o cinema interactivo) e a narrativa, sua estrutura clássica, experiências autorais de Godard e Antonioni, os blockbusters, os jogos e a narrativa interactiva.
Abstract
The thesis derives from the debate on the implications of digital technology in cinema in three aspects: visual composition, exhibition space and narrative. In each of them, space has become a dominant figure for its density: dense images overloaded with effects, visible or not, and dense narratives filled with actions and events, which continue the journey begun over a century the visual arts, bursting with monocular reason and clarity of dramatic events represented, and the expansion of synaesthetic cinema exhibition into an increasingly structuring of cinematic experience, change the classical structure of space and the object itself, creating a hyper-space. In this thesis it is discussed: the composition of the images in the Italian and Flemish paintings highlighting the spatial density in depth of field, special effects from the standpoint of cultural theory, the historical evolution of cinematographic forms in what concerns filmic space and time, "expansion of the cinema" (interactive installation and film) and the narrative, its classical structure, experiences by Godard and Antonioni, blockbusters, games and interactive narrative.