BASE DE DADOS

Título da Investigação
A mulher-cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação
Tipo
Doutoramento
Autor(es)
Ana Catarina Santos Pereira
Instituição
Universidade da Beira Interior
Orientador
Tito Cardoso e Cunha
Ano
2014
Resumo
A História do Cinema tem início nos finais do século XIX, em sociedades europeias heterogéneas, com uma estrutura patriarcal comum entre si. Estudar as propostas feministas aplicadas à sétima arte coincide portanto com uma reflexão em torno dos reconhecidos estereótipos e arquétipos com os quais a feminilidade terá sido conotada, e com a denúncia de objectificações gratuitas e discriminações por razões de género. Recuperam-se, deste modo, e como valor compensatório, artistas esquecidas ou nunca devidamente reconhecidas, eliminadas dos manuais e arquivos históricos — o que adquire maior relevância no contexto de uma cinematografia minoritária, como a realizada em Portugal. Promovem-se, simultaneamente, debates que voltam a questionar a insustentável indefinição de uma sensibilidade artística feminina, com contornos de misticismo. A investigação que aqui sintetizamos parte assim de questões como as enunciadas para procurar delimitar, em primeira instância, o processo que ditou a passagem das mulheres dos tradicionais postos de assistência secundária (na produção, fotografia, montagem, cenografia, guião) à realização de cinema. Nessa fase, constata-se o abandono do lugar do outro — objecto indecifrável a quem se dedica um poema, um olhar ou uma distante tentativa de compreensão — para passar, ela própria, a ser eleita, observada ou entendida por si. Nesse sentido, sublinhe-se que os feminismos não denunciaram “apenas” os não-lugares da mulher na arte, possibilitando antes, e essencialmente, a sua lenta e difícil entrada num universo masculino. O cinema, enquanto meio de comunicação com maiores ou menores dimensões artísticas, pode assim, no nosso entender, auxiliar a constituição de sociedades mais justas e igualitárias. Por essa razão, pretendemos observar as imagens em movimento criadas por mulheres, em Portugal, analisando o poder do seu olhar.
Abstract
The History of Cinema begins in the late nineteenth century, in heterogeneous European societies with a common patriarchal structure. Studying feminist proposals applied to the seventh art therefore overlaps with a reflection upon the recognized stereotypes and archetypes which have been related to femininity, and with the denouncement of free objectifications and discriminations motivated by gender issues. It also overlaps with the recovery, and thus as a compensatory value, of forgotten or never properly recognized artists, eliminated from the History manuals and archives — which becomes more relevant in a minority cinematography context, as held in Portugal. It is to promote, simultaneously, discussion back to the question of the unsustainable vagueness of a female artistic sensibility, with contours of mysticism. Synthetically, our research analyzes these questions in order to try to understand firstly the process that dictates the passage of women from traditional secondary tasks in cinema (production, photography, editing, scenography, script) to the director’s chair. At this stage, it is noticed the abandonment of the place of the other — indecipherable object to whom a poem, a look or a distant attempt of understanding is dedicated — to the situation where she is elected, observed or understood by herself. In this sense, it is stressed that feminisms did not “just” report the non-places of women in art, enabling, essentially, its slow and difficult entry into a masculine universe. The cinema as a medium with higher or lower artistic level, can thus in our view, assist the creation of a more just and equitable society. For this reason, we intend to observe the moving images created by women in Portugal, analyzing the power of their gaze.
Palavras-chave 1
feminismo
Palavras-chave 2
género
Palavras-chave 3
estereótipo
Palavras-chave 4
invisbilidade
Palavras-chave 5
identificação
Keywords 1
feminism
Keywords 2
gender
Keywords 3
stereotype
Keywords 4
invisibility
Keywords 5
identification
Publicação
Laura Mulvey, Christine Gledhill, Ann Kaplan, Teresa de Lauretis, Susan Sontag, Iris Young, Simone de Beauvoir...