Resumo
Na era da convergência jornalística, as redações televisivas estão, ainda, a passar por diversos processos de transformações. Centrando esta problemática nos telejornalistas, verifica-se uma tendência crescente para que estes desempenhem funções e/ou tarefas que ainda há muito pouco tempo eram executadas por outros profissionais da informação televisiva. Esta agregação funcional verifica-se, nomeadamente, ao nível da edição de imagem de conteúdos noticiosos a serem transmitidos pela televisão. Neste contexto, na presente tese de doutoramento pretende-se, em termos gerais, apurar e compreender as causas e as consequências de serem os próprios jornalistas televisivos a desempenhar a edição de imagem de conteúdos noticiosos transmitidos pela televisão. Para isso, foi desenvolvida uma investigação empírica, tendo como campos de estudo as redações centrais da SIC e da TVI. Tal como o trabalho de campo permitiu concluir, os diversos fundamentos desta dinâmica são, de certa forma, incontornáveis. Contudo, esta investigação pretende também contribuir para que se reúnam as condições, ao nível da oferta formativa, que tornem as respetivas consequências consonantes com uma evolução profícua da atividade jornalística.
Abstract
In the era of journalistic convergence, television newsrooms are still undergoing various processes of transformation. There is a growing trend for news anchors to perform functions and/or tasks that until very recently were performed by other television professionals. This accumulation occurs, in particular, at the level of editing video news content for broadcasting. In this context, and in general terms, this doctoral thesis aims to research and understand the causes and consequences resulting from the fact that news anchors are now editing video news content for broadcasting. Thus, our empirical research took place in the newsrooms of SIC and TVI. The results of the aforementioned fieldwork highlighted that this accumulation dynamics are somehow unavoidable. Thus, this research also intends to contribute to the improvement of educational resources, helping them evolve according to the current trends, therefore improving television journalism.