Processos de cicatrização: qual a profundidade das feridas? Uma leitura da violência em sete filmes contemporâneos
Tipo
Doutoramento
Autor(es)
Ana Bela Morais
Instituição
Universidade de Lisboa
Orientador
Teresa R. Cadete
Co-Orientador 1
Mário Jorge Torres
Ano
2011
Resumo
Através do estudo de sete filmes contemporâneos, de diferentes realizadores e de diferentes origens culturais, pretendemos analisar o modo como é representada a violência na identidade no cinema, na passagem do século XX para o século XXI (1999-2004). O estudo da violência tem em conta a inter-relação estabelecida entre a identidade colectiva e a identidade individual na época actual. No entanto, o cerne da violência encontra-se na identidade individual e, como tal, é através da sua análise, numa perspectiva pluridisciplinar, que pretende ser desenvolvido este estudo. O modo como pretendemos analisar a violência traduz-se na metáfora das feridas e cicatrizes. Quais as principais feridas que marcam as personagens? Quais os processos de cicatrização escolhidos (ou não) pelas referidas personagens?
Abstract
Through the study of seven contemporary films, from different directors and from different cultural origins, we intend to study the way how violence is represented on identity in contemporary cinema, from the XX century to the XXI (1999-2004). The present study of violence is based on the inter-relation between the collective identity and the personal one, in ourdays. Nevertheless, the core of violence is established on the individual identity and, as such, it is through its analysis, on a plurisdisciplinary perspective, that we intend to develop this study. The way we intend to analyse violence translates itself on the metaphor of wounds and scars. What are the main wounds suffered by the characters? Which are (or aren’t) the healing processes choosen by these characters?