BASE DE DADOS

Título da Investigação
Triunfos e contradições da vontade: para uma releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda
Tipo
Doutoramento
Autor(es)
Sérgio Bordalo e Sá
Instituição
Universidade de Lisboa
Orientador
Mário Jorge Torres
Ano
2013
Resumo
O objectivo desta dissertação é tentar, através de uma análise fílmica pormenorizada, verificar em que grau é que a mise-en-scène em regimes totalitários pode ser um modo de expressão autoral ou apenas um meio de propaganda ideológica. Partindo de Leni Riefenstahl e Sergei M. Eisenstein (mas também atendendo à importância do cinema histórico mussoliniano), tentámos estabelecer uma hipótese de tipologia que pudesse aplicar-se aos dois cineastas mais representativos do caso português, onde o regime, por causa da sua matriz católica, amiúde negava a designação de “totalitário”, não tendo tido, pelo menos de uma forma óbvia, uma intervenção tão directa sobre a produção cinematográfica como os soviético e nacional-socialista. A escolha de António Lopes Ribeiro e José Leitão de Barros para ilustrar o caso português justifica-se pela maneira como eram vistos pelo Estado Novo de Salazar: Lopes Ribeiro foi considerado o cineasta oficial, depois de ter feito A Revolução de Maio (1937) que, como ele próprio referiu, se destinava a “servir a política de Salazar”; Leitão de Barros estabeleceu, a partir do final dos anos 20, a conexão entre as experiências do modernismo cinematográfico português e, com o apoio discreto do regime, a instauração das bases para a produção cinematográfica que iria vigorar até ao final dos anos 50, sendo a par de Lopes Ribeiro um dos cineastas mais ligados ao poder em vigor.
Abstract
The purpose of this dissertation is to try to verify, through a rather detailed film analysis, to what extent mise en scène can express, in the context of totalitarian regimes, the view of an auteur or just serve as a means for ideological propaganda. Departing from the examples of Leni Riefenstahl and Sergei M. Eisenstein (but also having in mind the relevance of mussolinian historic films) we tried to establish an hypothesis of a typology which could be applied to the two most representative filmmakers in the Portuguese case, where the regime due to its catholic roots, often denied being totalitarian, without a direct intervention on film production, at least in such an obvious way as in the cases of the Soviet Union or the National-Socialist Germany. The choice of António Lopes Ribeiro and José Leitão de Barros to illustrate the Portuguese case is justified by the manner they were actually seen by Salazar’s Estado Novo: Lopes Ribeiro was considered the official filmmaker, after having directed A Revolução de Maio (1937) which, as he himself stated, was conceived to “serve Salazar’s politics”; Leitão de Barros established, from the final years of the 1920’s on, the link between the experiences of Portuguese film modernism and the basis, with the somewhat discreet support of the regime, for the dominant cinematic production until the late 1950’s, being together with Lopes Ribeiro, one of the names more often connected with the Estado Novo.
Palavras-chave 1
Propaganda
Palavras-chave 2
Estado Novo
Palavras-chave 3
Cinema
Palavras-chave 4
António Lopes Ribeiro
Palavras-chave 5
José Leitão de Barros
Keywords 1
Propaganda
Keywords 2
Estado Novo dictatorship
Keywords 3
Cinema
Keywords 4
António Lopes Ribeiro
Keywords 5
José Leitão de Barros
Publicação
BORDALO E SÁ, Sérgio (2013). Triunfos e contradições da vontade: para uma releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Observações
Tese de doutoramento em Estudos Artísticos (Estudos do Cinema e Audiovisual) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.