BASE DE DADOS

Título da Investigação
Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões.
Tipo
Doutoramento
Autor(es)
Hugo Daniel da Silva Barreira
Instituição
Universidade do Porto
Orientador
Maria Leonor Barbosa Soares
Co-Orientador 1
Nuno Miguel de Resende Jorge Mendes
Ano
2017
Resumo
Esta tese tem por objeto a imagem em movimento, entendida na dupla perspetiva de documento e expressão. Trata-se de um trabalho de dupla natureza, traduzida nos seus objetivos como uma problematização metodológica do estudo da imagem em movimento e como a formulação de propostas de abordagem do objeto tendo por base a sua inserção na cultura visual coeva. Da formulação de uma grelha de interrogação da imagem em movimento, que possa servir como instrumento de apoio metodológico, resultou o desenvolvimento de um quadro de referências concetuais e operativas que tem por base aquilo que designamos pelas quatro componentes da imagem em movimento: componente profílmica, componente fotográfica, componente cinematográfica e componente sonora. As três propostas de abordagem, tendo por base os parâmetros metodológicos definidos e problematizados, exploram: os mecanismos de transmissão de imagens inerentes à imagem em movimento percecionada como o resultado de um conjunto de construções; a relação do objeto com as transformações do meio técnico da qual resulta e da qual é evidência; as questões de autorreferência e autorreflexão inerentes à imagem em movimento. Para tal, foi definido um corpus de objetos, filmes portugueses, dentro de um âmbito cronológico, as décadas de 30 e 40 do século XX. Estamos perante uma iconografia partilhada coletivamente, que se reflete em preocupações recorrentes e transversais aos diversos meios, presentes na transposição de mecanismos e na apropriação de soluções, no direcionamento de pesquisas individuais e na criação de objetos que se referenciam e autorreferenciam constantemente. À luz dos resultados obtidos, percebemos que estes objetos, quer pela complexidade do percurso e da cultura visual dos seus intervenientes, quer pela cultura e atividade especificamente cinéfila de muitos deles, são concebidos não apenas como produtos de entretenimento, mas também como campo de pesquisas de diversas áreas de atividade.
Abstract
This thesis aims to analyze the moving image, understood in its double perspective of both document and expression. It is a work of a double nature, translated in its objectives as a methodological questioning of the study of the moving image, as to allow the formulation of approach proposals of the object based in its insertion in the contemporaneous visual culture. From the formulation of an interrogation grid of the moving image, which may serve as a helpful methodological instrument, resulted the development of a conceptual and operative frame of references based on what we call the four components of the moving image: “profilmic” component, photographic component, cinematographic component and sound component. The three proposed approaches, based on the methodological parameters defined and problematized, explore: the transmission mechanisms of images inherent to the perceived motion image seen as the result of a set of constructions; The object’s relation to the transformations of the technical environment from which it results and of which it is evidence; The issues of self-reference and self-questioning inherent in moving image. For this purpose, Portuguese films between the decades of the 30’s and 40’s of the twentieth century were defined as the corpus of objects. We are facing a shared collective iconography, which reflects itself in recurrent and transversal concerns to the various means, present in the transposition of mechanisms and in the appropriation of solutions, in direction to the individual researches and creation of objects that are constantly referenced and self-referenced. In the light of the obtained results, we perceive that these objects, due to the complexity of the path and visual culture of their actors, and also due to both culture and activity specifically as film buffs in many of them, are conceived not only as entertainment products, but also as a research field oh various areas of activity.
Palavras-chave 1
Cultura visual
Palavras-chave 2
Imagem em movimento
Palavras-chave 3
Cinema
Palavras-chave 4
Cinema português
Keywords 1
Visual culture
Keywords 2
Moving image
Keywords 3
Cinema
Keywords 4
Portuguese cinema
Publicação
BARREIRA, Hugo (2017). Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões. Tese de Doutoramento. Porto: Universidade do Porto.
Observações
Doutoramento em História da Arte Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.