Jacques Rancière e Agnès Varda no intervalo entre cinema e política
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Salomé Lopes Coelho
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Orientador
Silvina Rodrigues Lopes
Ano
2013
Resumo
Para Jacques Rancière, o cinema existe sob a forma de um sistema de intervalos e de impropriedades entre as diversas coisas que usam o mesmo nome – cinema -, sem serem membros de um mesmo corpo. Pensar o cinema implica, como tal, assumir esta ideia de que não existe um só conceito que reúna todas as significações de cinema, mas também considerar que, como em qualquer homonímia, existe um espaço comum de pensamento, sendo que o espaço de pensamento do cinema é, precisamente, aquele que se desenvolve nestes intervalos. Pensando no seio de um dos intervalos que o autor identifica – o intervalo entre cinema e política -, nesta dissertação procuramos perceber de que modo o cinema de Agnès Varda é político, isto é, em que medida reconfigura aquilo que Rancière designa por Partilha do Sensível. Por outras palavras, procuramos pensar de que forma os filmes de Varda reconfiguram a lei implícita que governa a ordem sensível, que define lugares e formas de participação num mundo comum, que determina aquilo que é visível, audível e o que pode ser dito, pensado ou feito.
Abstract
such, writing about cinema requires the idea that there isn’t one single concept that combines all the meanings of cinema, but also the consideration that, as in any homonymy, there is something in common between all of the meanings; and thinking about cinema is then something that can be developed in these gaps.
Thinking from one of the gaps that the author identifies – the gap between cinema and politics - we will seek to understand how Agnès Varda’s films are political, that is, in which extend they reconfigure what Rancière calls the Distribution of the sensible. In other words, we’ll try to understand how Varda’s movies reconfigure the unwritten law that governs the sensible order, which defines places and forms of participation in a common world, and that determines what is visible, audible and what can be said, thought or made.
Palavras-chave 1
partilha do sensível
Palavras-chave 2
política
Palavras-chave 3
cinema
Palavras-chave 4
emancipação
Keywords 1
distribution of the sensible
Keywords 2
politics
Keywords 3
cinema
Keywords 4
emancipation
Publicação
Coelho, Salomé (2013), Jacques Rancière e Agnès Varda no intervalo entre cinema e política, Dissertação de mestrado em Filosofia - Estética, FCSH - UNL.