Cinemas chineses – China continental, Taiwan e Hong Kong: história, nacionalidade e identidade
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Fernanda Oliveira Santos
Instituição
Universidade do Minho
Orientador
Sun Lam
Co-Orientador 1
Paulo Cunha
Ano
2020
Resumo
A multiplicidade e diversidade étnica, cultural, linguística, histórica e política dos territórios chineses tornam impossível a tarefa de definir o cinema chinês como coeso e fechado. No caso chinês, as diferenças a nível regional e local, quer motivadas por diferenças étnicas, culturais e linguísticas, quer motivadas por questões históricas e políticas, ou até por uma combinação das duas, aliadas à crescente internacionalização e globalização dos meios de produção, distribuição e exibição da indústria cinematográfica, desafiam a verosimilhança do modelo nacional e motivam uma abordagem transnacional. O caso do cinema chinês é especialmente pertinente para este debate por ser possível distinguir três cinemas nacionais distintos.
O presente trabalho centra-se no estudo dos vários cinemas chineses, nomeadamente, o cinema da China continental, o cinema de Taiwan e o cinema de Hong Kong, através da análise da obra de Zhang Yimou, Hou Hsiao-hsien e Wong Kar-wai. Partindo dos conceitos de nação e estado, indispensáveis às noções de identidade e nacionalidade, bem como das abordagens teóricas do cinema nacional e do cinema transnacional, pretende-se examinar as especificidades dos vários cinemas chineses que os distinguem entre si, invocando uma história, uma identidade e uma nacionalidade distintas.
Abstract
The ethnic, cultural, linguistic, historic, and political multiplicity and diversity of the Chinese territories make the task of defining Chinese cinema as cohesive and closed impossible. In the case of Chinese cinema, the local and regional differences, whether ethnical, cultural and linguistic, whether historic and political or even a combination of the two, together with the internationalization and globalization of production, distribution and exhibition practices and methods, challenge the verisimilitude and the pertinence of the national model while demanding a broader approach – a transnational approach. Since it can be subcategorized in three distinct national cinemas, namely, the cinema of mainland China, the cinema of Taiwan, and the cinema of Hong Kong, Chinese cinema is particularly relevant for this debate.
The present study focuses on the various Chinese cinemas, through the analysis of the works of Zhang Yimou, Hou Hsiao-hsien, and Wong Kar-wai. From the concepts of nation and state, indispensable for understanding the notions of identity and nationality, and the theoretical approaches of national cinema and transnational cinema, the present study aims at examining the specificities of the various Chinese cinemas that make them distinguishable, and how each one invokes a distinct history, identity and nationality.
Palavras-chave 1
cinema
Palavras-chave 2
China
Palavras-chave 3
Hong Kong
Palavras-chave 4
Formosa
Palavras-chave 5
identidade
Keywords 1
cinema
Keywords 2
China
Keywords 3
Hong Kong
Keywords 4
Taiwan
Keywords 5
identity
Publicação
Santos, F. (2020) Cinemas chineses - China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre história, nacionalidade e identidade (dissertação de mestrado). Universidade do Minho, Braga.