Os Filhos Bastardos. Afirmação e Reconhecimento do Novo Cinema Portugues (1967-74)
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Paulo Manuel Ferreira Cunha
Instituição
Universidade de Coimbra
Orientador
Rui Bebiano
Ano
2005
Resumo
Esta dissertação estuda as relações entre a geração do designado Novo Cinema Português e o poder político no período do chamado marcelismo, a partir do processo de discussão e elaboração da legislação cinematográfica de 1971, que vigorou em Portugal, grosso modo,desde o período marcelista até à actualidade.
São analisados os acontecimentos decorridos entre a Semana do Novo
Cinema Português (1967) e a publicação do 1.º plano de produções do
Instituto Português de Cinema (1974) enquanto etapas fundamentais nos
processos de afirmação e de reconhecimento do novo cinema português.
Abstract
This dissertation studies the relations between the New Portuguese Cinema's generation and the political power in the marcelismo period from the discussion process and elaboration of the 1971 cinematographic legislation that invigorated in Portugal since the marcelista period until nowadays.
The events that took place between the Week of New Portuguese Cinema (1967) and the publication of the Portuguese Cinema Institute’s 1st plain productions (1974) are analyzed while basic stages in the processes of affirmation and recognition of the new Portuguese Cinema.