Resumo
Os meios de comunicação de massas, ou os Media, correspondem cada vez mais a entidades complexas de mediação e intermediação de informação, produzindo e difundindo quantidades
crescentes de conteúdos gerais, ou generalistas, bem como específicos, ou temáticos, de modo estruturado, sistematizado e ordenado, mas também de modo não estruturado, desorganizado e avulso, não sendo sempre possível identificar as fontes de origem informativa, as suas verdadeiras razões, ou até mesmo a verdadeira natureza semântica desse diversificado caudal
informativo. Assim, o objecto deste estudo, traduz-se em caracterizar alguns dos principais fenómenos mediáticos e comunicativos com implicações cognitivas nos indivíduos e nas sociedades modernas, tentando responder às seguintes questões:
- Existem sempre implicações cognitivas em todos e quaisquer fenómenos de emissão e recepção de mensagens?
- Será possível identificar conjuntos de meios, canais, linguagens e códigos preferenciais para a veiculação das dimensões pedagógicas desses fenómenos?
- E, se assim for, quais as dimensões pedagógicas que melhor poderão caracterizar esses processos, nomeadamente no caso do Cinema e das Linguagens Fílmicas?
Abstract
The mass media or media correspond, increasingly, to complex information mediation and intermediation entities, producing and spreading out greater amounts of general or generalist, as well as specific or thematic contents; in a structured systematic and orderly way, but also in a chaotic, disorganized and doubtful way. Not always it is possible to identify the sources of information, its true reasons, or even the true semantics nature of this diversified informative volume.
Thus, the object of this study is to characterize some of the main media and communicative phenomena with cognitive implications both in individuals and modern societies, trying to answer the following questions:
- Do cognitive implications always exist in all and any act or phenomena of emission and reception of messages?
- Will it be possible to identify preferential sets of means, channels, languages and codes to propagate the pedagogical dimensions of these phenomena?
- And, in that case, which pedagogical dimensions will better characterize that those processes, namely in the case of Cinema and Filmic Languages?