A técnica da luz na pintura e no cinema (para uma ciência da imagem)
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Maria Irene Ângelo Aparício
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Ano
2002
Resumo
A dissertação explora a relação entre a luz, a pintura, e o cinema, apresentando-se como uma "tentativa de restabelecer o vínculo entre os domínios da imagem visual (pintura e cinema) e o domínio da ciência". A dissertação efectua uma viagem através do conceito de luz, relacionando as duas formas artísticas e realizando uma reflexão sobre o cinema de Jean-Luc Godard.
Abstract
The dissertation explores the relation between light, painting, and cinema, presenting itself as an "attempt of restoring the bond between visual image (painting and cinema) and science fields". The dissertation makes a travel through the light concept, relating the two forms of art, and carrying out a reflection on the cinema of Jean-Luc Godard.
Palavras-chave 1
Pintura
Palavras-chave 2
Luz
Palavras-chave 3
Jean-Luc Godard
Keywords 1
Painting
Keywords 2
Light
Keywords 3
Jean-Luc Godard
Publicação
Lisboa : [s.n.], 2002
Observações
Tese orientada pelo Professor Doutor João Mário Ggrilo