No âmbito do Mestrado em Estudos Americanos, e não descurando factores políticos e económicos, inclui-se a análise da internacionalização da cultura popular americana, que, ao longo do século XX, foi detendo características hegemónicas a nível mundial, uma vez que os seus símbolos, os seus ícones (cinematográficos e, entre outros, musicais), os seus meios de comunicação social, a sua fast food e o que se entende pela sua identidade cultural parecem ser, até à actualidade, facilmente identificáveis por uma grande parte da população mundial.
Há um século que a indústria cinematográfica americana sedeada em Hollywood tem desempenhado um papel preponderante na construção de imaginários hegemónicos (mas também heterogéneos) americanos, fazendo as suas produções parte integrante da cultura popular numa amplitude mundial.
A contestação americana e internacional, relativa à actuação dos Estados Unidos enquanto suposta força uniformizadora de identidades culturais e de mercados, foi acompanhada, ou mesmo instigada, por produtos cinematográficos americanos, na sua expansão global, sendo os mesmos, em simultâneo, reflexo e reflector da ascensão do país ao estatuto de superpotência global.
Abstract
Considering the Master Degree Programme in American Studies, and by no means obliterating political and economic factors, we proceeded to the analysis of the internationalization of American popular culture, which, all through the 20th century, was marked by hegemonic features worldwide, since its symbols, icons (in the fields of cinema and, among others, music), media, fast food and what is commonly understood as being its cultural identity seem to be easily recognized by a great majority of the world population up until the present.
For over one hundred years the American film industry located in Hollywood has played a significant, if not crucial, role in building hegemonic, as well as heterogeneous, imaginaries, traits that make Hollywood productions a huge part of popular culture on a worldwide basis.
The American and international backlash against the United States of America while an alleged unifying force of cultural identities and world markets was accompanied, or even prompted, by American movies on their global spread, and one may say that they’ve been the projection as well as the projector of a global superpower status the United States of America eventually attained.
Palavras-chave 1
Globalização
Palavras-chave 2
Estados Unidos da América
Palavras-chave 3
Identidade Cultural
Palavras-chave 4
Imigração
Palavras-chave 5
Hollywood
Keywords 1
Globalization
Keywords 2
United States
Keywords 3
Cultural Identity, Immigration
Keywords 4
Hollywood
Keywords 5
Culture
Publicação
Lisboa : [s.n.], 2005
Observações
Dissertação orientada pela Professora Doutora Maria do Céu Marques