Ontologia da imagem-cristal: uma introdução à estética do virtual em Gilles Deleuze
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Susana Isabel Rainho Viegas
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Ano
2005
Resumo
O trabalho de investigação de mestrado em filosofia, tem como fio condutor a noção de imagem-cristal, tal como a mesma é desenvolvida nos textos escritos por Gilles Deleuze sobre cinema: "L'image-mouvement" e "L'image-temps".
No entanto, o alcance desta noção é mais alargado, uma vez que, sendo um conceito criado para a filosofia estética do cinema, o cristal encerra toda uma ontologia do virtual e da diferença que ultrapassa os limites da estética.
Depois destes textos marcantes para a estética cinematográfica, cinema e ontologia não mais se puderam separar em dois campos incomunicáveis, sem que tal significasse a insuficiência do pensamento.
Abstract
The investigation, carried out in the ambit of a master's degree in philosophy, takes as a connecting thread the notion of crystal-image, such as same is developed in the texts written by Gilles Deleuze on cinema: "L'image-mouvement" and "L'image-temps".
However, the reach of this notion is more extended, as soon as, being a concept created for the cinema’s esthetic philosophy, the crystal it shuts in a whole ontology of the virtual and difference that exceeds the limits of esthetics.
After these outstanding texts for the cinematographic esthetics, cinema and ontology could not separate in two incommunicable fields, without what was meaning the insufficiency of the thought.