Polifonias do documentário:linguagens sonoras e plasticidades documentais 1930 -1940
Tipo
Mestrado
Autor(es)
José Alberto Ribeiro de Campos Martins Pinto
Instituição
Universidade do Porto
Ano
2007
Resumo
A dissertação pretende explorar a diversidade da utilização do som no filme documentário nas duas primeiras décadas do sonoro, os anos 30 e 40.
O estudo decorre sobre três vectores principais:o primeiro centrado no desenvolvimento pré-sonoro do cinema sonorizado e na diversidade teórica e também nas experimentações sonoras das vanguardas europeias;o segundo mais preocupado em situar e caracterizar historicamente os movimentos e os documentaristas; e o terceiro contextualizado por uma breve referência aos elementos sonoros e à banda sonora, procura evidenciar as modalidades de representação sonora da voz, da música, do ruído adoptadas entre si e com as imagens, pelos cineastas, compositores, e sonoplastas do documentário dos anos 30 e 40.
Abstract
The dissertation intends to explore the diversity of the use of sound in documentary films in the first two decades of the sound period, the 30's and 40's.
The study passes on three main vectors: the first one, centered on the pre-sonorous development of sonorous cinema and in the theoretical diversity, and also in the sound experimentations of the European vanguards; the second one, that intends to situate and characterize historically the movements and directors; And the third one, contextualized for a short reference to the sound elements and the music, trying to show up the different kinds of voice representations, music, and noise adopted between themselves and with the images, by the film makers, composers of documentaries in the 30's and 40's.