O Espectador (in)visível: reflexividade na óptica do espectador em "Inland Empire", de David Lynch.
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Maria de Fátima Chinita da Mata
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Ano
2007
Resumo
Com Inland Empire (2006) David Lynch realiza uma obra inteiramente metacinematográfica, provando que este género transversal à história do cinema é passível de coexistir com uma poética arrojada, de pendor moderno, segundo a divisão que Gilles Deleuze faz da sétima Arte.
A produção teórica sobre esta vertente fílmica de Lynch é em termos internacionais muito escassa e em Portugal virtualmente inexistente, justificando que se proceda um trabalho de investigação nestes moldes.
Ademais, Inland Empire não é um exemplo isolado na obra do cineasta, mas sim o ponto culminante de uma carreira que tem vindo a prestar cada vez mais atenção à temática meta -espectatorial.
A abordagem de Lynch tem a particularidade de congregar num único trabalho o desejo de manifestar o vidente espelhando igualmente o filme, o que permite abordar Inland Empire como reflexividade na óptica do espectador. Trata-se de encenar uma alegoria do vidente, mas equacionando produção com recepção.
Deste modo, adoptamos o mecanismo da enunciação como base da reflexividade institucional e narrativa em duas secções teóricas distintas versando, respectivamente, a (re)duplicação especular e a "mise en abyme". A cada um destes capítulos corresponde uma análise prática directamente relacionada com os factores teóricos apontados.
Abstract
David Lynch's Inland Empire (2006) presents itself as an entirely metacinematic work, demonstrating the pervasiveness of the genre in film History and its ability to coexist with the daring poetics of modern sensibility in the sense of Gilles Deleuze’s taxonomy of cinema.
The theoretical output on this aspect of Lynch’s work is not abundant internationally and is virtually inexistent in Portugal, justifying the undertaking of such a study. Besides, Inland Empire is not an isolated case in the film maker’s body of work but the epitome of an oeuvre increasingly dedicated to metaspectatorship.
Lynch´s approach is unique in that it together in a simple work the wish to bring forward the viewer, while also reflecting the film making Inland Empire an example of reflexivity from the viewers standpoint. It is an allegory of spectatorship which equates production and reception.
Thus, in the first two parts of our study, dedicated to specular re(doubling) and “mise en abyme”, we adopt enunciation as the basis of institutional and narrative reflexivity. The last to parts consist of a practical analysis directly related to the aforesaid topics
Palavras-chave 1
David Lynch
Palavras-chave 2
Inland Empire
Palavras-chave 3
Reflexividade
Palavras-chave 4
Enunciação
Palavras-chave 5
Metacinema
Keywords 1
David Lynch
Keywords 2
Inland Empire
Keywords 3
Reflexivity
Keywords 4
Enunciation
Keywords 5
Metacinema
Publicação
Lisboa: [s.n], 2007
Observações
Dissertação orientada pelo Professor Doutor João Mário Grilo