BASE DE DADOS

Título da Investigação
O Zé Analfabeto no Cinema: Cinema na Campanha Nacional de Educação de Adultos de 1952 a 1956
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Cristina Barcoso
Instituição
Universidade de Lisboa
Ano
1999
Resumo
Em 1952, por Decreto-Lei, nascia o Plano de Educação Popular que englobava a Campanha Nacional de Educação de Adultos (CNEA). Esta seria encarada como um projecto sério de combate a uma das mais altas taxas de analfabetismo da Europa. O cinema emergia como um dos instrumentos de propaganda a esse combate e simultaneamente como um recurso para a educação popular. A sétima arte ao serviço da educação e mais concretamente de um programa de alfabetização de adultos foi um acontecimento inédito em Portugal.
Abstract
In 1952 was born in Portugal, by a law decree, the Popular Education Plan who comprehended the Adults National Campaign (CNEA). This would be faced as a serious fight project against one of the highest taxes of illiteracy in Europe. The cinema appears as a propaganda medium to face the situation and as an educational instrument to popular education. The seventh art as an educational instrument was an inedited event in Portugal.
Palavras-chave 1
Educação, Adultos, Campanha Nacional de Educação, Plano de Educação Popular, Estado Novo
Keywords 1
Education, Adults, Nacional Education Campaign, Popular Education Plan, "Estado Novo",
Publicação
BARCOSO, Cristina. O Zé analfabeto no cinema : o cinema na campanha nacional de educação de adultos de 1952 a 1956. Lisboa : Educa, 2002.