A inter-relação da arte e da vida nas comédias de Woody Allen (1972-1998)
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Tânia Sofia de Matos Antunes Ferreira Trindade
Instituição
Universidade de Aveiro
Ano
2006
Resumo
A presente dissertação tem como objectivo investigar a inter-relação da arte e da vida nas comédias de Woody Allen, incidindo particularmente no período compreendido entre 1972 e 1998. Este trabalho analisa o papel de Woddy Allen enquanto “auteur”, a importância da fantasia na sua obra e a sua relação com a realidade, a forma como as suas raízes Judaicas influenciaram a sua concepção de arte, o abismo entre Woody Allen e a indústria cinematográfica americana e a complexa relação estabelecida entre o verdadeiro Woody Allen e a sua “persona”. A tese é composta pelo estudo de filmes particularmente relevantes no que diz respeito à temática arte/vida, por uma lista bibliográfica, por uma filmografia do autor e por uma lista de filmes de outros autores igualmente importantes para o estudo em causa.
Abstract
The present dissertation aims to investigate the interpretation of art and life in the film comedies of Woody Allen, focusing particularly on the period between 1972 and 1998. This work analyses Allen’s role as an auteur, the importance of fantasy in his work and its relationship with reality, the way his Jewish roots have influenced his conception of art, the gulf between Woody Allen and the American film industry, and the complex relationship established between the real Allen and his onscreen persona. The thesis comprises the study of important films concerning the art/life thematic, a consulted bibliography, a Woody Allen’s filmography and a list of films by other authors equally important for this study.
Palavras-chave 1
Arte
Palavras-chave 2
Vida
Palavras-chave 3
Judaísmo
Palavras-chave 4
Autor
Palavras-chave 5
Comédia
Keywords 1
Art
Keywords 2
Life
Keywords 3
Jewishness
Keywords 4
Auteur
Keywords 5
Comedy
Publicação
Aveiro: [s.n], 2006
Observações
Tese orientada pelo professor Anthony David Barker