Investigações do tipo: Mestrado
Autor Título Instituição Tipo Ano
Jaime Lourenço Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24 Escola superior de Comunicação Social Mestrado 2016
Pedro Baranita Anti-heróis no Cinema Universidade Católica Mestrado 2015
Thiago Piccinini Entre o documento e a identidade: A representação dos novos luso-africanos em Li Ké Terra Universidade da Beira Interior Mestrado 2015
José Bértolo Galeria de Espelhos: Figuras da Representação em François Truffaut Universidade de Lisboa Mestrado 2015
Tânia Neves Correia "O lado solar do tempo do fascismo" : Lisboa sob o olhar do novo cinema português Universidade de Coimbra Mestrado 2015
Cinara Paralta Pisco O Mistério das Origens. A produção de cinema de terror em Portugal Universidade de Aveiro Mestrado 2015
Pedro Sabino Rodrigues Baptista Deriva de um sistema visual : uma abordagem ecológica da experiência da aprendizagem do cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2013
Mickaël Robert-Gonçalves Le "Cinéma d'Avril": Approche historique et esthétique du cinéma d'intervention politique au Portugal (1974-1980) Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle Mestrado 2011
Sílvia Vieira O Cinema Moçambicano de Ficção: 1975-2010 - Um Cinema de "Resistência". Universidade do Algarve Mestrado 2011
Márcia Norte Lamy O Ponto P do Cinema - Eisenstein e o choque do pensamento Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2011
Carla Patrícia Silva Ribeiro O “alquimista de sínteses”: António Ferro e o cinema português Universidade do Porto Mestrado 2010
Silvia Azevedo Representação da sexualidade não normativa no cinema - o caso português Universidade da Beira Interior Mestrado 2010
Marta Cristina Alves Pessoa Adaptações do real: a literatura neo-realista no cinema português. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2009
Helena Sofia Miranda Brandão A fábrica de imagens: o cinema como arte plástica e rítmica. Universidade de Lisboa Mestrado 2009
Ana Isabel Fernandes Miranda A pintura na obra fílmica de Manoel de Oliveira Universidade da Beira Interior Mestrado 2009
Ana Sofia Meira Marques de Almeida Unkart Entre migração e marginalização: construções cinematográficas de espaços urbanos periféricos em Zona J e Gegen die Wand Universidade do Minho Mestrado 2009
João Miguel Marques Branco O estereótipo do jovem da Banlieue de Paris : análise das suas representações cinematográficas na aula de FLE Universidade Aberta Mestrado 2009
Rita Palma O futuro num vão de escadas: a ficção científica no cinema português Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2009
Paula Cristina Freire Guerra Moura de Carvalho Six feet under : a temática da morte nos Estados Unidos da América Universidade Aberta Mestrado 2009
Ana Margarida da Costa Ribeiro A Narrativa Audiovisual: O Cinema e o Filme Publicitário Universidade do Minho Mestrado 2008
Alda Alexandra Pastor Barreto Sarmento Rodrigues Duas ou três coisas sobre cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2008
Fernando Jorge de Jesus Carrilho Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa Instituto Universitário de Lisboa Mestrado 2008
Rita de Brito Benis Fanny Owen: o argumento como estrutura de ligação entre a literatura e o cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2008
Carla Marina M. J. Simões Soares O imaginário fantástico de Tim Burton : exemplos de gótico moderno Universidade Aberta Mestrado 2008
Paulo Octávio Bezerra Leite A coexistência de Storytellings clássico e moderno: modelos e lições que desta podemos retirar para a escrita de argumentos em 10 obras seminais da cinematografia moderna europeia. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2007
Maria de Deus Cravo Pereira Martins Pais de Moura A guerra-fria : uma análise comparativa dos filmes "The Front" e "Dr. Strangelove" Universidade Aberta Mestrado 2007
Ana Maria Pereira de Oliveira e Melo "Annie Hall" e "Manhattan" : Woody Allen e a cidade de Nova Iorque Universidade Aberta Mestrado 2007
Maria Adelaide Antunes de Brito Coelho A selva: do romance de Ferreira de Castro ao filme de Leonel Vieira Universidade Aberta Mestrado 2007
Paulo Jorge Granja As origens do Movimento dos Cine-clubes em Portugal : 1924-1955 Universidade de Coimbra Mestrado 2007
José Januário Guedes Pires David Lynch: a desconstrução não é uma destruição, a desconstrução é uma destruição - pela mão de Jacques Derrida Universidade de Lisboa Mestrado 2007
Cristina Maria Susigan Almeida Costa Campos Diálogos transdisciplinares em Girl with a Pearl Earring : a arte como representação da arte Universidade Aberta Mestrado 2007
Maria de Fátima Chinita da Mata O Espectador (in)visível: reflexividade na óptica do espectador em "Inland Empire", de David Lynch. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2007
Sandra Fernandes Nunes "O homem da câmara de filmar" como obra futurista e o posicionamento ético de Dziga Vertov Universidade do Porto Mestrado 2007
Ana Patrícia Marabuto Neves O puzzle e o jogo do crime : a adaptação cinematográfica da ficção de Agatha Christie Universidade de Aveiro Mestrado 2007
Maria Ondina Coelho Pires Percursos de transgressão juvenil no discurso fílmico de "Scorpio Rising" Universidade Aberta Mestrado 2007
José Alberto Ribeiro de Campos Martins Pinto Polifonias do documentário:linguagens sonoras e plasticidades documentais 1930 -1940 Universidade do Porto Mestrado 2007
Ana Paula Machado Barroso Transfigurações da cidade no cinema de Mulholland Drive : o espaço como registo referencial de sonhos, de memórias e de fantasmas Universidade Aberta Mestrado 2007
Carla João Vieira Cunha Carneiro A fragilidade da natureza humana em "The Wings of the Dove" : leitura fílmica versus leitura do romance Universidade Aberta Mestrado 2006
Tânia Sofia de Matos Antunes Ferreira Trindade A inter-relação da arte e da vida nas comédias de Woody Allen (1972-1998) Universidade de Aveiro Mestrado 2006
Andreia Filipa Lázaro Sarabando Beckett on film : memória, repetição e o corpo Universidade de Aveiro Mestrado 2006
Isabel Lança do Ó Ferreira da Matta Gritos Mudos: a Tetralogia Alien e Reflexões Sobre a Contemporaneidade Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2006
Marlene Monteiro Pires de Paula Hitchcock e a arte do assassínio. Filmes seleccionados 1945-60 Universidade de Aveiro Mestrado 2006
Ana Manuela Silva Teodoro O elogio do teatro pelo cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2006
Inês da Silva Beleza Barreiros Sob o olhar de deuses sem vergonha: cultura visual e paisagens contemporâneas Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2006
João António de Oliveira Gonçalves Rapazote Territórios Contemporâneos do Documentário - O Cinema Documental em Portugal de 1996 à Actualidade Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2006
Constança Augusta da Silva Coelho "The Quiet American" : um filme, uma leitura da história Universidade Aberta Mestrado 2006
Isabel Maria Baptista Brissos Traços e Destinos - O Cinema Português e a representação das drogas (1993-2003) Universidade Técnica de Lisboa Mestrado 2006
Patrícia Ferraz de Matos As "Côres" do Império: Representações Raciais no Império Colonial Português Universidade de Lisboa Mestrado 2005
Mafalda Antunes A terminologia do cinema em português europeu: análise das estruturas mais produtivas Universidade de Lisboa Mestrado 2005
Susana de Sousa Dias de Macedo Do inventário à invenção - cinema, arquivo, memória Universidade de Lisboa Mestrado 2005
Eduarda Silva Roxo E.U.A. e Hollywood : o desejo da projecção global Universidade Aberta Mestrado 2005
Sérgio Dias Branco Melodies of the Visible: Diversity in Music Video University of Kent Mestrado 2005
Telma Garcês Caramelo Mendonça Na sombra de Jekyll e Hyde: figurações de fim de século em Fight Club Universidade Aberta Mestrado 2005
Susana Isabel Rainho Viegas Ontologia da imagem-cristal: uma introdução à estética do virtual em Gilles Deleuze Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2005
Paulo Manuel Ferreira Cunha Os Filhos Bastardos. Afirmação e Reconhecimento do Novo Cinema Portugues (1967-74) Universidade de Coimbra Mestrado 2005
Hobbes Aclides Góbiras Tavares Lacerda Para a (des)construção dos estereótipos cinematográficos masculinos : o cinema de Todd Solondz Universidade Aberta Mestrado 2005
Marco Aurélio de Oliveira Jesus Pós-modernismo com características chinesas: media e política nas imagens cinemáticas da pós-nova era Universidade de Aveiro Mestrado 2005
Inês Isabel Salvador Cerqueira Representações em filme de paternidade e da família americana em crise Universidade de Aveiro Mestrado 2005
Mark William Poole Film Noir e os filmes de Christopher Nolan Universidade de Aveiro Mestrado 2004
Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário "Love Streams" : para uma leitura de Opening Night a partir da obra de John Cassavetes Universidade de Lisboa Mestrado 2004
João Pedro Sousa Cardoso Práticas e recepção do vídeo em Portugal Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2004
Carlos Miguel Fernandes Leite Mateus Science-Fiction - contributions for the strategy of a remake: "The thing from another world" by Christian Nyby/Howard Hawks & "The thing from another world" by John Carpenter Universidade de Lisboa Mestrado 2004
Nuno António Grilo de Oliveira Cinema de animação: metonímia americana Universidade Aberta Mestrado 2003
Tiago Baptista Tipicamente Português. O cinema ficcional mudo em Portugal no início dos anos vinte. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2003
Maria Irene Ângelo Aparício A técnica da luz na pintura e no cinema (para uma ciência da imagem) Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2002
Maria Helena Amaral de Pinho Camilo Castelo Branco na sétima arte : entre o amor e a perdição Universidade Aberta Mestrado 2002
Filomena Antunes Sobral Castelos de Areia Universidade Católica Mestrado 2002
Virgílio António Couceiro da Cruz Nogueira Cinema. Narratologia. Jornalismo. Um travelling pela cultura cinematográfica Universidade de Coimbra Mestrado 2002
Elisa Maria Gaudêncio Soares Cruz Filipe: viagem do tempo do cinema ao interior do tempo da pintura Universidade de Lisboa Mestrado 2002
Margarida Maria Fernandes Alegria Ferreira Do real ao imaginário no Argumento. Mafómedes, diz-se. Universidade Católica Mestrado 2002
Maria do Carmo Piçarra Estado Novo e propaganda no cinema: o “Jornal-Português” de actualidades (1938-1951) Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2002
Carla Alexandra Barbosa Afonso Cerqueira Making Amends: processo criativo Universidade Católica Mestrado 2002
Júlia Freitas Ribeiro Trapézio Universidade Católica Mestrado 2002
Maria Clara Magalhães Marta Um estudo sobre as representações do espaço em SMOKE Universidade Aberta Mestrado 2002
Ana Duarte Melo Alguém viu a minha vida por aí?: processo criativo Universidade Católica Mestrado 2001
Paulo Jorge Rodrigues da Rosária Anjo Caído - Argumento para um telefime: processo criativo Universidade Católica Mestrado 2001
Inês Domingues Serrano Arquitectura e cinema - metamorfoses: ritmos da cidade e tempo fílmico Universidade Técnica de Lisboa Mestrado 2001
Paulo Renato Oliveira A tradição do filme documental e realista britânico dos anos 30 aos anos 70 Universidade de Aveiro Mestrado 2001
Lucília Maria Rodrigues Gonçalves Didier Cabo Verde - na rota dos sons e dos ritmos do mundo Universidade Católica Mestrado 2001
Markus Carpenter Estranhos à terra: o cinema de ficção científica de Jack Arnold Universidade de Aveiro Mestrado 2001
Maria do Céu Sérgio Ferreira Metamorfoses da violência em "The age of innocence", de Martin Scorsese Universidade Aberta Mestrado 2001
João Paulo de Oliveira Cruz Mendes O cinema de Tarkovski: apresentação da realidade e infinito ético Universidade de Lisboa Mestrado 2001
Pedro José da Cruz Sousa Félix Viagens na minha terra Universidade Católica Mestrado 2001
Luís Nogueira Violência e Cinema: Monstros, Soberanos, Ícones e Medos Universidade da Beira Interior Mestrado 2001
Elsa Sofia Belchior Maurício A divina tragédia: sinais da cultura ocidental no filme Se7en de David Fincher Universidade de Lisboa Mestrado 2000
Marco Alexandre Ramos de Azevedo Buinhas Marques A modernidade pelo olhar de Fritz Lang: a constituição de Metropolis (1927) como caricatura à cidade moderna Universidade Lusíada Mestrado 2000
José Filipe Moreira da Costa Cinema total: a experiência cinematográfica e os efeitos espectatoriais a partir da filmologia Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2000
Maria Teresa Queirós Magno Leitão Peter Bogdanovich: ícone da Pós-modernidade? Universidade Aberta Mestrado 2000
Sérgio Paulo Guimarães Relações intersemióticas entre o cinema e a literatura: a adaptação cinematográfica e a recepção literária do cinema Universidade do Minho Mestrado 2000
Maria da Graça da Silva Lobo Formação de público para o cinema Universidade do Algarve Mestrado 1999
Cristina Barcoso O Zé Analfabeto no Cinema: Cinema na Campanha Nacional de Educação de Adultos de 1952 a 1956 Universidade de Lisboa Mestrado 1999
Sérgio Luís Ferreira Simão Taborda Taborda Percepção e presença: o corpo na escultura, cinema e biotecnologias Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1999
Jorge Manuel Guedes Silva Mota Representações dos africanos-americanos em "Do the right thing" de Spike Lee Universidade Aberta Mestrado 1999
Frederico Lopes Escrita Teleguiada: Guiões para Audiovisuais Universidade da Beira Interior Mestrado 1998
Maria Irene Ângelo Aparício No reino da ilusão: a experiência lúdica das novas tecnologias Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1998
Patrícia Silveirinha Castello Branco Processos de abstracção nas linguagens visuais: pintura, cinema, arte vídeo e videoclips Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1998
Manuela Penafria Unidade e Diversidade do Filme Documentário Universidade da Beira Interior Mestrado 1998
Joaquim da Silva A censura cinematográfica: sinopse comparativista da censura cinematográfica Britânica e Americana nos anos sessenta e setenta. Universidade do Minho Mestrado 1997
Maria Teresa Mendes Flores Cinema e experiência moderna Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1997
Paulo Viveiros Memórias da (ir)realidade. Bill Viola e a desconstrução da "teoria ontológica" do vídeo Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1997
Paula Marçalo Viegas Pier Paolo Pasolini: a trágica mimese Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1997
Natália Maria Azevedo Casqueira Práticas de recepção cultural e públicos de cinema em contextos cineclubísticos Universidade do Porto Mestrado 1997
César Augusto Gomes Lopes Strangers on a train: do romance de Patricia Highsmith ao filme de Alfred Hitchcock Universidade de Lisboa Mestrado 1997
Vasco Diogo Comédias Cinematográficas dos anos 30-40 em Portugal: textos e contextos Universidade de Lisboa Mestrado 1996
Cristina Manuela Mendes de Araújo Violência sexual e famílias disfuncionais no cinema americano contemporâneo Universidade do Minho Mestrado 1996
Maria Isabel Afonso de Amaral e Sousa O consumo dos filmes e os filmes de consumo Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1995
Estela Maria dos Santos Cunha Projecções e figurações do Eu na pintura e no cinema: as obras de Jacques Monory e de Jean-Luc Godard como lugar de uma problemática Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1995
Fausto Cruchinho Dias Pereira Le désir amoureux dans Les cannibales de Manoel de Oliveira Universidade Paris VIII-Saint Denis Mestrado 1993
Victor Manuel Miranda Correia O cinema no Porto 1893-1935 Universidade do Porto Mestrado 1993
Jorge Seabra O Império e as Memórias do Estado Novo: os Heróis de Chaimite Universidade de Coimbra Mestrado 1993
Marina Estela Graça Materialidade Expressiva (visual) do cinema de animação Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1989
Eduardo Jorge Esperança Para uma ontologia do arquivo de imagens em movimento Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1989
Eduardo Geada O cinema espectáculo Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1986
Margarida Maria Acciaioli Homem de Campos Tavares de Brito Os Cinemas de Lisboa: Um Fenómeno Urbano do séc. XX Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1982